3 DE FEVEREIRO – O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU
3 DE FEVEREIRO – O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU: O dia 3 de fevereiro traz para todos os amantes da música um gosto amargo: marca o que ficou conhecido como “O Dia Em Que a Música Morreu”.
Trata-se do trágico acidente que vitimou Buddy Holly, Ritchie Valens e J.P “The Big Bopper” Richardson, então na turnê The Winter Dance Party e que deveria terminar em menos de duas semanas, em 15 de fevereiro de 1959. Àquela época, as viagens em turnê eram feitas em ônibus e devemos lembrar o período de inverno americano, cruel nesse período.
Por conta do prazo apertado entre as apresentações e o cansaço ocasionado pelas viagens consecutivas, Buddy Holly, então em ascensão e fazendo toda a produção (desde a composição e gravação) de suas músicas, decidiu fretar um pequeno avião para o trajeto de Clear Lake, no Iowa, até Moorhead, em Minnesota, local do próximo show.
Inicialmente, deveriam voar apenas Holly e mais dois músicos que faziam parte de sua banda de acompanhamento, Waylon Jennings e Tommy Allsup, pois o pequeno Bonanza B35 fretado não comportaria mais passageiros. Valens, então com 17 anos de idade, nunca havia viajado de avião. Allsup então cedeu sua vaga para que o garoto do hit La Bamba pudesse vivenciar essa experiência, depois de perder numa disputa de cara-ou-coroa. Jennings acabou desistindo para que J.P Richardson tivesse um pouco mais de conforto indo no voô, já que este tinha pego uma forte gripe.
Essa troca gerou um caso peculiar e sinistro, pois Holly ao saber que Jennings tinha concordado em ficar, disse em tom de brincadeira que esperava que o ônibus congelasse. Jennings respondeu: E eu espero que seu avião velho caia!
Infelizmente, foi o que aconteceu. O piloto contratado tinha pouca experiência, as condições climáticas não eram também propícias e o avião, pouco depois da decolagem, despencou sem controle e, depois de atingir o solo, ainda derrapou atingiu uma propriedade. Todos os passageiros morreram na hora.
A canção American Pie, de Don McLean, cita o ocorrido. A tragédia também é citada nos filmes A História de Buddy Holly (1978) dirigido por Steve Rash, com Gary Busey no papel principal e La Bamba (1987) com Lou Diamond Phillips como Valens. O filme tem direção de Luis Valdez.
Fica o nosso eterno sentimento de perda…
Você precisa fazer login para comentar.