50 Anos Atrás Chegava ao Fim a Trajetória dos Beatles

50 Anos Atrás Chegava ao Fim a Trajetória dos Beatles: Em 10 de abril de 1970, há 50 anos, com o anúncio de seu disco solo, intitulado com seu sobrenome, Paul McCartney encerrava a existência dos Beatles. Para muitos, a maior banda de todos os tempos.
Em sua entrevista de divulgação, Paul afirmou que não tinha planos de voltar a compor com John Lennon e que não sentiria falta de tocar com os outros 3 rapazes de Liverpool. A publicação do jornal Daily Mirror decretava “PAUL IS QUITTING THE BEATLES” (“Paul está abandonando os Beatles”).

Capa do Daily Mirror em 10/04/1970


Na verdade, amigo popnauta, o Fab Four já tinha “acabado” no ano anterior quando, em setembro, John Lennon informou a Paul, Ringo e George que deixaria a banda. Essa informação não veio à público para não atrapalhar o desempenho do disco Abbey Road, recém lançado, e o lançamento do álbum Let It Be.
Lennon, em 69, já não tinha mais a mesma conexão com a música dos Beatles. Achava que o mercado mudaria e que ou os Beatles deveriam mudar ou deixar de existir. Ele preferia a segunda opção, deixando a obra em seu auge. Em uma reunião, depois de ouvir os planos de Paul para o futuro caminho do grupo, declarou: “Você é um louco! Eu quero o divórcio!”. Curiosamente, McCartney era o membro que mais desejava a continuidade do trabalho. Ele brigou por isso até que as alternativas se esgotassem.
O fim oficial só ocorreu em meados de 74, depois de 4 anos de batalhas jurídicas entre os integrantes, principalmente entre Lennon e McCartney, compositores da esmagadora maioria das músicas do quarteto.

Rooftop Concert


A última apresentação pública da banda ficou conhecida como “Rooftop Concert” e aconteceu ainda em 69, no dia 30 de janeiro, meses antes do caldo entornar de vez.
John Lennon seria assassinado em 8 de dezembro de 1980, com então 40 anos de idade. George Harrison veio a falecer em 29 de novembro de 2001, vítima de câncer. Ringo Starr e Paul McCartney ainda estão na ativa e gravando.
O legado que os Beatles deixaram para a música é incomensurável. Talvez Lennon estivesse certo em “implodir” a banda antes de um declínio que era certo. Com isso, eternizou o conjunto nas mentes, corações e ouvidos dos fãs.

O que acharam das novidades da matéria 50 Anos Atrás Chegava ao Fim a Trajetória dos Beatles? Deixe seu comentário!

Avalie a matéria

Fabiano Souza

CAPITÃO no meio campo, escreve textos e destrói falsos deuses antes do café da manhã

Sair da versão mobile