A volta da Young Animal
Geralmente atrás da Marvel no mercado, a DC Comics adotou estratégias e tomou decisões bem corajosas nos últimos anos. Mais especificamente, a partir da década de 80, quando a “invasão britânica” permitiu que, liderada por Karen Berger, a editora abrisse as portas para os talentos de Alan Moore, Neil Gaiman, Grant Morrison, Jamie Delano e Garth Ennis, entre muitos outros.
Some-se a isso o fato de terem trazido nomes de peso, como John Byrne, Frank Miller e George Pérez para cuidarem de seus principais personagens e temos aí um bom número de histórias de vanguarda, linhas de quadrinhos revolucionárias e fases que se tornaram divisores de águas na longa saga de publicação de seus heróis.
A alegria e ousadia continuou na década de 90, onde tínhamos o fim de Sandman e o começo de Preacher, na Vertigo, além de títulos como Animal Man, Shade, Doom Patrol, Young Heroes in Love, Major Bummer e Hitman dentro do universo regular.
Depois da malfadada iniciativa conhecida como Os Novos 52, a DC Comics apresentou mais um selo para histórias experimentais e alternativas, o Young Animal, capitaneado por Gerard Way – sim, aquele do My Chemical Romance, também co-criador de The Umbrella Academy!
A “primeira leva” de histórias do Young Animal teve Doom Patrol, por Way e Nick Derington; Shade, the Changing Girl, por Cecil Castellucci e Marley Zarcone; Mother Panic, por Jody Houser e Tommy Lee Edwards;
Cave Carson Has a Cybernetic Eye, por Jon Rivera, Gerard Way, e Michael Avon Oeming; Bug – The Adventures of Forager, por Lee Allred, Michael Allred, e Laura Allred; e finalmente Eternity Girl, por Magdalene Visaggio e artist Sonny Liew. Criada em 2016 e colocada na geladeira em agosto de 2018, a linha retorna com três títulos:
DOOM PATROL: WEIGHT OF THE WORLDS, escrita por Gerard Way e Jeremy Lambert, com arte de James Harvey, Doc Shaner, Nick Pitarra, Becky Cloonan e outros! Os super-heróis mais estranhos do mundo retornam – e vão para além das fronteiras do tempo e do espaço! A Patrulha do Destino parte numa épica viagem pelo sistema solar, encarando toda sorte de antagonista bizarro – enquanto o Homem-Robô se adapta a sua nova vida como um ser humano comum!
COLLAPSER, escrita pelo irmão de Gerard, Mikey Way com Shaun Simon e desenhada por Ilias Kyriazis. Liam James é um pretenso DJ cujos planos na vida são atrapalhados por sua ansiedade. Um belo dia, ele recebe um pacote pelo correio com nada mais que um buraco negro dentro, que lhe dá poderes e o leva a um conflito cósmico muito além de qualquer coisa que ele já tenha imaginado!
FAR SECTOR, escrita por N.K. Jemisin e desenhada por Jamal Campbell. A série vai contar a história da Lanterna Verde novata Sojourner “Jo” Mullein, que tem protegido City Enduring, uma gigantesca metrópole de 20 bilhões de pessoas, pelos últimos seis meses. Ela não deve estar muito ocupada, já que a cidade tem mantido a paz pelos últimos 500 anos usando um método, digamos, pouco ortodoxo: Seus cidadãos foram privados da habilidade de sentir.
Como resultado, crimes violentos são raros e assassinatos, inexistentes.
Mas isso está para mudar…
Um pouco de novidade nos quadrinhos, longe de cronologias complexas e mega-sagas modorrentas sempre é muito bem-vindo. Vamos torcer para que a Young Animal continue lançando mais títulos e que essa abordagem contagie um pouco a linha de super-heróis também.