Alice Cooper, Johnny Depp e os Vampiros de Hollywood estão de volta!
Alice Cooper, Johnny Depp e os Vampiros de Hollywood estão de volta!
O Hollywood Vampires – mega-projeto de Alice Cooper, Joe Perry e Johnny Depp – está de volta com um excelente álbum de hard rock intitulado “Rise”. Diferente do primeiro disco, lançado em 2015, o que temos agora é um bom número de material original e apenas três covers – com destaque para “Heroes”, de David Bowie, com vocal de Depp.
O grupo foi formado como uma homenagem a companheiros falecidos em decorrência do abuso de álcool, tendo os próprios Alice, Perry e Depp passado por fases em que o vício quase custou suas vidas. Originalmente, a banda ainda contava com os ex-Guns n’ Roses Duff McKagan e Matt Sorum, mas agora grava e excursionna com o apoio de Tommy Henriksen, Glen Sobel, Chris Wyse e Buck Johnson.
Essa formação não só tem muita experiência (e histórias pra contar) na estrada do rock n’ roll como também talento de sobra para construir um álbum coeso no direcionamento musical e diversificado na escolha das faixas. Os três principais integrantes escreveram músicas que não soam “Alice demais” – e o veterano mestre do rock-horror está cantando tão bem quanto em sua banda solo, com músicas assustadoras e personagens assombrados por demônios interiores. Sua capacidade de se adaptar é muitas vezes subestimada, mas aqui ele prova que tem muito a ensinar – mesmo não devendo nada a ninguém, depois de mais de meio século de carreira.
Perry continua mostrando porque é a grande influência de monstros como Slash – e, mais do que isso, manda muito bem nos vocais do cover de “You can’t put your arms around a memory”, de Johnny Thunders. Temos participações especiais de Jeff Beck e John Waters em “Welcome to Bushwhackers”, uma típica canção de Alice Cooper, e um cover da Jim Carrol’s Band, “People Who Died”.
E Depp, quem diria, se mostra mais do que um ator com ego grande querendo usar seu nome pra desafiar território inexplorado. Ele canta, toca e compõe com muita segurança, mantendo as atenções sobre a banda sempre lá em cima, mas com talento e uma postura que o coloca no mesmo patamar que os demais colegas. Como muitos, tive dúvidas sobre o que ele estava fazendo ao lado desses gigantes, mas as dúvidas já caíram por terra há muito tempo.
O que resta é ver como os Vampires vão conciliar os compromissos individuais para excursionar juntos. Não que eles precisem passar anos em turnê, mas as carreiras individuais seguem sendo prioridade. A boa notícia é que, enquanto isso, teremos mais uma banda lançando excelentes álbuns.
O álbum é bem longo, tem 16 faixas e quase uma hora de duração. Para alguns, isso pode ser um defeito, mas se considerarmos que é um projeto sem data pra voltar pro estúdio, é ótimo que tenhamos tantas e tão boas músicas. Os grandes destaques são “I Want My Now”, “The Boogieman Surprise”, “New Threat” e “We Gotta Rise”, além, é claro, da belíssima versão de “Heroes”. Disco pra ouvir bem alto e com muita atenção, não só pra fãs de Alice Cooper (ou Aerosmith, ou pros curiosos querendo saber o que Depp é capaz de fazer), mas pra qualquer fã de hard rock ou, simplesmente, de boa música.
“Rise”, por Hollywood Vampires
earMusic – 21 de junho de 2019
Alice Cooper – vocais e gaita
Johnny Depp – guitarra, vocais e teclado
Joe Perry – guitarra e vocais
Tommy Henriksen – guitarra e teclado
Glen Sobel – bateria
Chris Wyse – baixo
Buck Johnson – / keyboards, rhythm and lead guitar, backing vocals
“Rise” Track-Listing:
1. I Want My Now
2. Good People Are Hard to Find
3. Who’s Laughing Now
4. How the Glass Fell
5. The Boogieman Surprise
6. Welcome to Bushwackers (feat. Jeff Beck + John Waters)
7. The Wrong Bandage
8. You Can’t Put Your Arms Around a Memory
9. Git From Round Me
10. Heroes
11. A Pitiful Beauty
12. New Threat
13. Mr. Spider
14. We Gotta Rise
15. People Who Died
16. Congratulations