Animaniacs – Eles Voltaram!

Animaniacs – eles voltaram: Um dos desenhos mais queridos da maior década, os anos 90, estão agora no serviço de streaming Hulu! Yakko, Wakko e Dot – junto com Pinky & Cérebro – ganharam um reboot que não só está à altura do original como também atualiza a linguagem para a geração TikTok!

O Animaniacs original era uma produção da Amblin Etertainment, de Steven Spielberg, em conjunto com a Warner Bros Animation. A ideia era seguir com o humor de Tiny Toon Adventures (que durou 98 episódios entre 1990 e 92 e também vai ganhar um reboot), e acabou sendo muito bem sucedido, ao longo de 99 episódios entre 1993 e 1998. O grande trunfo de Animaniacs era fazer piada com tudo que rodeava a popsfera e a sociedade de sua época (com o então presidente Bill Clinton sendo a vítima preferida), muita música e algumas atrações secundárias que conseguiam roubar o show – os já citados Pinky & Cérebro, dois ratos de laboratório que tentavam dominar o mundo, sendo o maior destaque. Leia sobre os Animaniacs – Eles Voltaram abaixo:

A nova versão para o Hulu tem uma ótima combinação de continuidade e revisão. O produtor executivo original, responsável pelo direcionamento da série, Tom Ruegger não voltou – em seu lugar, temos o veterano de “Family Guy” Wellesley Wild. É uma bela credencial. Mas o destaque mesmo fica por conta das vozes originais de Rob Paulsen (Yakko, Pinky), Tress MacNeille (Dot), Jess Harnell (Wakko) e Maurice LaMarche (Cérebro). Melhor ainda, o produtor, roteirista e compositor Randy Rogel está de volta, responsável pelos números musicais, junto com os compositores Julie e Steven Bernstein, que também trabalharam na série original.

Com tudo isso, a maior garantia é de que, mesmo com todas as atualizações necessárias, esse novo Animaniacs vai soar (e cantar) como o original. Mas enquanto a série original era elogiada por apresentar várias camadas de humor, do tipo que apelava a qualquer idade, o reboot vai um pouco além, com o novo tema de abertura clamando ser “de gênero equilibrado” (e fazendo uma autocrítica, ao mostrar os dois meninos e a menina numa balança), “de pronomes neutros” (apesar da irmã Warner entre os irmãos) e “etnicamente diversa” – ainda que as nacionalidades não sejam exatamente assunto dos episódios, exceto quando falam da Rússia (piadas de natureza sexista, como o “olá, enfermeira!” estão ausentes). O humor continua muito rápido, muito sagaz e perspectivo e assistir mais de uma vez pode ajudar a pegar mais algumas gags. Não faltam trocadilhos (que a dublagem brasileira provavelmente vai ter trabalho pra adaptar) e o tema de abertura – que nunca víamos completo na exibição brasileira – mantém um verso sempre diferente, mais ou menos como a abertura de “Os Simpsons”.

À exceção do primeiro episódio, onde os irmãos Warner (e a irmã Warner) criticam severamente o grande número de reboots da indústria de cinema e TV, o que temos é uma tradicional temporada da animação. Eles se metem em encrencas que eles mesmos criam, são mais perigosos que monstros modernos do cinema (a sátira a “It – A Coisa” é muito bem sacada) e mostram que continuam não tendo nenhum respeito pelas autoridades. Mais do que isso, eles mostram onde os coadjuvantes da série original foram parar, com um plot twist até assustador se considerarmos como chegaram até ali. Os irmãos Warner (e a irmã Warner) continuam donos do jogo, lançando piadas e sátiras aleatórias a todo instante e não poupando ninguém.

Pinky & Cérebro pareceu ganhar uma atualização um pouco mais madura. Sim, os planos para conquistar o mundo noite após noite estão lá, Cérebro sendo tão responsável quanto Pinky por muitos de seus fracassos e o humor nonsense, mostrando os dois em diversas épocas históricas sem explicação alguma – tudo está lá. Mas, pela primeira vez, Cérebro parece ter encontrado (criado) um adversário à altura de seu intelecto – e encontrando também uma versão futura de si, no melhor estilo Exterminador do Futuro / Dias de Um Futuro Esquecido / Cavaleiro das Trevas. Se essas bem-vindas atualizações voltarão a ter espaço, precisamos aguardar a segunda temporada.

Novos personagens também foram introduzidos em sketches e, esperamos, voltarão para mais na segunda temporada. Pareceu algo “tentativa-e-erro”, com os roteiristas testando novos conceitos pra ver o que funciona antes de utilizar novamente, com o saldo, no geral, positivo. Porém, insistir um pouco mais com esses novos personagens poderia ajudar a mantê-los no coração (e na memória) do público. O grande destaque vai para Starbox & CindyStarbox é o batedor de uma missão alienígena para destruir a Terra, mas ele é… minúsculo! Capturado pela humana Cindy, uma simpática criança que o trata mais ou menos como Felícia tratava os Tiny Toons (com excesso de carinho e amor), Starbox tenta a todo custo enviar o sinal de sua nave para começar a destruição de nosso planeta, mas sempre é interrompido pelas brincadeiras da menina. É impressionante que a maioria de suas músicas e diálogos sejam improvisados pela atriz Eleanor Johnson.

Animaniacs ainda é uma diversão de primeira, com uma qualidade de animação que supera de longe a série original, muitas sacadas geniais e personagens que crescemos amando. Aí fica a grande dúvida: isso é o bastante pra agradar o público de hoje? O fantástico reboot de “Duck Tales” foi cancelado, “ThunderCats Roar” não vai passar da primeira temporada – e, mesmo com o reboot de Tiny Toons anunciado, a gente fica preocupado. Qualquer um pode ser celebridade hoje em dia, fazendo suas caretas e sátiras no TikTok ou no stories do Instagram. A audiência hoje é muito mais pulverizada, com a TV competindo com plataformas das mais variadas e vendo seu público diluído. Claro, há muitos grandes sucessos no streaming atualmente, como “The Witcher” e “The Mandalorian”, mas quando se trata de um reboot, parece que o público original não tem sido o suficiente para garantir a permanência. Como o Cérebro explicou para Pinky, “para dominar o mundo, você deve dar ao público o que ele realmente quer” – e ele cria a internet e a cultura de postagens rápidas e curtas. Se a Warner, a Amblin e o Hulu seguiram o conselho, bom – vamos ter que esperar a segunda temporada pra confirmar, pois os Animaniacs – Eles Voltaram!

O que acharam das novidades da matéria Animaniacs – Eles Voltaram? Deixe seu comentário!

Avalie a matéria

Raul Kuk o Mago Supremo

Raul Kuk - o Mago Supremo. Pai de uma Khaleesi, tutor de uma bruxa em corpo de gata.

Sair da versão mobile