Cascão – Temporal

Cascão - Temporal

Cascão – Temporal: Sempre que sai uma nova edição da coleção Graphic MSP eu me pergunto: como será que os caras vão me impressionar dessa vez?

Porque, malandro, você não sabe o que te espera a cada edição! Me lembro da minha primeira, a Piteco do Shiko, que caiu na minha mão por acidente em alguma reunião familiar. Li ali mesmo, queria roubar, não consegui. Porque ter uma aula sobre folclore brasileiro dentro de um gibi do Piteco numa aventura sensacional era uma coisa que eu não esperava. Comprei assim que pude, junto com as outras três que existiam àquela altura, e não perdi nenhuma desde então.

Cascão - Temporal

Dessa vez, a edição que está nas bancas e livrarias é a CASCÃO – TEMPORAL, por Camilo Solano e o resultado é sensacional.

Solano é autor de um gibi chamado Desengano, publicado de forma independente em 2015, e que tive o prazer de ler algum tempo atrás. Esse gibi tem prefácio de ninguém menos que Robert Crumb, o papa do quadrinho underground, e eu cito ele porque Crumb fez um quadrinho sobre o blues, gênero musical criado por negros no sul dos EUA, e Desengano é repleto de citações e easter eggs sobre música brasileira, sobretudo a obra de Chico Buarque. Tomara que o Crumb tenha ouvido Chico em algum momento…

Solano produziu também várias outras HQ’s – como Semilunar, gibi espetacular que foi finalista do prêmio Jabuti, em 2017 – mas eu estou divagando aqui, vamos voltar ao tema:

Cascão precisa passar uns dias na casa de seu tio materno Gerson, e o que parecia ser um tédio ganhou ares de aventura sem limites.

CASCÃO – TEMPORAL é leitura leve, descontraída, agradável demais! Mas ao mesmo tempo ela traz consigo uma mensagem bem legal, a de que todos nós estamos à mercê do tempo, ninguém é ATEMPORAL e que é preciso sim aproveitar a vida e seus bons momentos sempre que pudermos.

E por falar em easter eggs (que são uma atração à parte dentro do selo Graphic MSP), Solano caprichou. Não quero entregar nenhum spoiler, mas eu diria que os caras estão construindo uma cronologia, citando sempre outras edições do selo, apresentando um ou dois personagens da nossa querida Turma da Mônica.

Cascão - Temporal, Confira a Prévia da Nova Graphic MSP

Recentemente o personagem mais sujinho da Rua do Limoeiro lavou as mãos em campanha de conscientização contra o Coronavírus, e o ano passado o ator mirim Gabriel Moreira deu um show ao interpretar CASCÃO no filme TURMA DA MÔNICA – LAÇOS. Estava na hora mesmo do menino dono do porquinho Chovinista estrelar sua própria edição de uma Graphic MSP.

O selo Graphic MSP é uma iniciativa da Mauricio de Sousa Produções capitaneado por Sidney Gusman no qual artistas nacionais desenvolvem uma versão diferente – e às vezes bastante pessoal – dos personagens que todos conhecemos da Turma da Mônica.

Confira a capa e sinopse de Cascão - Temporal | GAMEPLAYRJ

Você pode encontrar CASCÃO – TEMPORAL na Amazon ou na loja virtual da Panini, assim como em livrarias e bancas, mas não arrisque sair de casa nesses tempos de Corona.

CASCÃO – TEMPORAL na Amazon

CASCÃO – TEMPORAL na loja virtual da Panini

Camilo Solano no Twitter

Camilo Solano no Instagram

Sidney Gusman no Twitter

Sidney Gusman no Instagram

Termino o texto sugerindo uma trilha sonora para esse gibi. Espero que goste, Camilo…

O que acharam das novidades da matéria Cascão – Temporal? Deixe seu comentário!

Avalie a matéria

Siga-me no Twitter