Farofa de Domingo #004: Hanoi Rocks – Bangkok Shocks Saigon Shakes – Hanoi Rocks 1982

Farofa de Domingo #004: Hanoi Rocks – Bangkok Shocks Saigon Shakes – Hanoi Rocks 1982: Formada em 1979, o Hanoi Rocks é uma banda finlandesa de rock farofa que rapidamente começou a trilhar o caminho do sucesso, inicialmente pela Inglaterra e depois no Japão. Claramente inspirada no New York Dolls e na cena punk, tiveram que abandonar Helsinki e se mudar inicialmente para cidades com um cenário musical mais aquecido e animado como Estocolmo e, logo depois, para Londres.

Importante observar que naqueles anos o Hanoi Rocks era a banda finlandesa de maior sucesso internacional e até hoje ainda é popular nos Estados Unidos, Japão e Reino Unido. Eles também foram uma das primeiras bandas de rock a fazer turnê na Ásia e foi a primeira banda de rock ocidental a tocar em Delhi.

O sucesso surgiu principalmente pelo apelo de seus shows, onde as melodias se sobrepunham facilmente às letras de pouco apelo reflexivo e rapidamente assinaram um contrato com a CBS. Infelizmente, a alegria pela primeira turnê em continente americano e rápida aceitação nos USA foi interrompida pela dramática morte de seu baterista Nicholas “Razzle” Dingley no ano de 1985, em um acidente de carro com o vocalista do Mötley Crüe, Vince Neil, o que levou a banda a encerrar precocemente suas atividades.

Em 2001, o vocalista Michael Monroe e o guitarista Andy McCoy resolveram reativar a banda com uma nova formação, a qual durou até 2009 – data em que a banda oficialmente encerrou suas atividades. Apesar da curta carreira, seu estilo meio rock, meio punk influenciou diversas bandas da Sunset Strip, o que sempre foi reconhecido pelos próprios integrantes do Guns N’ Roses e do Skid Row, por exemplo.

Inclusive, seus albuns foram relançados em território americano justamente pelo esforço do Guns N’ Roses, que bancaram estes relançamentos através de sua própria gravadora, a UZI Suicide.

Apesar de ser uma banda finlandesa, do longo hiato e da pequena quantidade de álbuns, o Hanoi Rocks vendeu mais de um milhão de discos, o que demonstra a qualidade do pouco material produzido.

Seu álbum de estreia, “Bangkok Shocks, Saigon Shakes, Hanoi Rocks”, tem uma sonoridade muito boa, flertando honestamente entre suas influências e pavimentando o estilo que seria definido nos álbuns seguintes e nas bandas que viriam depois.

Esse vídeo é do último show da banda, logo após a morte do Razzle. Honraram o compromisso assumido com os empresários locais e com o público que os adorava. Existem relatos que foi o maior show da história da Finlândia até aquele momento.

O que acharam das novidades da matéria Farofa de Domingo #004: Hanoi Rocks – Bangkok Shocks Saigon Shakes – Hanoi Rocks 1982? Deixe seu comentário!

Avalie a matéria

Raul Kuk o Mago Supremo

Raul Kuk - o Mago Supremo. Pai de uma Khaleesi, tutor de uma bruxa em corpo de gata.

Siga-me no Twitter