How to Get Away with Murder chega ao fim

How to Get Away with Murder chega ao fim: Foi ao ar ontem pelo canal ABC nos EUA o episódio final de HOW TO GET AWAY WITH MURDER, série que cravou seu nome na história ao ser o veículo do primeiro prêmio de Melhor Atriz de Série Dramática para uma atriz negra. Viola Davis, que interpretou Annalise Keating de forma brilhante ao longo das seis temporadas do show, também recebeu duas indicações ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em Série Dramática e venceu dois SAG Awards de Melhor Atriz em Série Dramática, em 2015 e 2016.

Na série, Keating, uma professora de direito, reúne 5 alunos para serem seus estagiários em seu escritório particular. Tudo vai pro saco quando eles se envolvem na morte do marido da professora dentro da casa dela. Numa ação de bola de neve, a situação só piora até o último episódio da série, literalmente.

A partir daqui eu acho que soltarei alguns spoilers, lamento…

Numa trama bastante complexa, segredos são revelados a cada minuto, montando um quebra-cabeças absurdo que inclui o FBI, um cartel de drogas mexicano, o passado do marido morto e a morte prematura de seu filho com a professora. Muitas mortes, muita traição, muita tensão e nós gostamos é disso mesmo.

A série tem talvez como seu grande objetivo destacar as dificuldades pelas quais algumas pessoas inclusas em grupos de minorias precisam enfrentar. Nesse episódio final, Annalise diz em seu monólogo de defesa: “Eu sou uma mulher velha, ambiciosa, negra, bissexual, furiosa, triste, forte, sensível, assustada, feroz, talentosa e exausta…e eu estou à sua mercê”, talvez fazendo um resumo de sentimentos e condições que tentamos esconder ou amenizar para nos encaixarmos, sermos aceitos… Annalise representa a luta contra esse comportamento. Ela escolhe, por exemplo, usar seu cabelo natural no julgamento, e faz seu discurso de cara limpa e sozinha. Gostamos.

Um final bem legal, muitos personagens antigos de volta, todos os personagens tendo seus plots resolvidos: Frank e Bonnie, Nate, Teagan, Laurel, Connor e Oliver, Michaela, Gabriel, Eve e até a mãe de Annalise… não esqueceram de ninguém.

Um dos mecanismos narrativos mais legais da série era o de mostrar logo no início da temporada a sua cena final. Sempre uma situação absurda com os personagens envolvidos sendo revelados ao longo da série, dando uma espécie de quebra-cabeças pro telespectador. Esse artifício, nessa última temporada, foi usado duas vezes: em seu início, com Wes caminhando bem vivo para um cara que já morreu (ou não?), e no início da series finale, o episódio de ontem. Alguém é baleado nas escadarias do tribunal: você tem todas as informações para descobrir quem atirou e quem foi o alvo?

Aliás, agradou demais o respeito com que o roteiro tratou o personagem Wes, ainda mais por ele ter sido interpretado pelo ator brasileiro Alfie Enoch. Sem soltar o spoiler máximo (na verdade, por causa do mecanismo descrito acima, todos sabem que Alfie estará na cena final, não é?), digo apenas que o ator participa da cena derradeira, e ela foi nostálgica e emocionante pra quem, assim como eu, acompanhou essa série desde o início.

How To Get Away With Murder está disponível na Netflix. O que acharam das novidades da matéria How to Get Away with Murder chega ao fim? Deixe seu comentário!

Avalie a matéria
Sair da versão mobile