O Coringa de Mark Hamill

Quando lemos ou ouvimos o nome Mark Hamill, em qualquer mídia, seja aqui ou no Gabão, a primeira imagem que nos surge à mente é o intrépido jedi Luke Skywalker, de “Star Wars”.

Porém, o ator que acaba de completar 68 anos, também é conhecido por interpretar outro personagem icônico: ninguém mais, ninguém menos que O Coringa!

Em 1992, Hamill estava afastado do mainstream e tendo seu último trabalho de certo destaque na série The Flash (1990) como o Trapaceiro (The Trickster). Hamill então participou de uma audição para o papel de Coringa na animação Batman The Animated Series.

O ator não achava possível ser escolhido para o papel visto que ainda tinha sua imagem (e voz) associada ao herói da primeira trilogia Star Wars. Talvez por isso tenha sido espontâneo e encarnado tão bem o palhaço do crime. Ele mesmo ficou surpreso ao receber a notícia de que havia sido escolhido para substituir Tim Curry, que por problemas de saúde abandonou a produção.

O Coringa de Hamill, além de muito bem escrito (assim como todos os outros personagens de Batman The Animated Series), tinha um apelo gigantesco, retratando de maneira ímpar a insanidade inerente ao personagem. Sua atuação incluía um agudo beirando ao estridente e um grave pesado, sinistro, perfeitos para acentuar a psique conturbada do Coringa. O longa da série, Batman: A Mascara do Fantasma, também teve a presença de Hamill.

Além dessas séries, o personagem também foi interpretado por Hamill em The New Batman Adventures (1997-1999), em Superman Adventures, em Batman do Futuro: O Retorno do Coringa, de 2000 (que também ganhou um game para Game Boy Color, PlayStation e Nintendo 64), num episódio de Super Choque em 2002, em Justice League entre 2002 e 2003, em alguns episódios de Frango Robô, na adaptação de A Piada Mortal e na animação Justice League Action (ambos de 2016).

Nos games:

Além do jogo Batman do Futuro: O Retorno do Coringa, Hamill dublou o coringa também nos jogos da franquia Arkham,(Arkham Asylum, Arkham City e Arkham Knight) produzidos pela Rocksteady Studios e em Batman: Vengeance, do saudoso Playstation 2.

Até pela longevidade e o reconhecimento de sua atuação, Mark Hamill tem um carinho e respeito muito grandes pelo personagem e chegou a dizer que sua carreira foi revitalizada pelo Coringa. Ele fez questão de fazer sua homenagem no twitter:

 

Houve rumores de que o ator seria convidado a viver o Coringa no crossover do canal CW (“Crise nas Infinitas Terras”), porém, a chance é mínima ou quase inexistente.

O que podemos dizer é que Mark Hamill representou na cultura pop dois personagens lendários, de maneira espetacular.  Eu, particularmente, considero seu Coringa como talvez a melhor versão fora dos quadrinhos já feita.

E você, popnauta, o que acha?

Avalie a matéria

Fabiano Souza

CAPITÃO no meio campo, escreve textos e destrói falsos deuses antes do café da manhã

Sair da versão mobile