Quarentena Musical – Dia 123 e 124 – Jawbox – Grippe / Novelty

Quarentena Musical – Dia 123 e 124 – Jawbox – Grippe / Novelty: A década de 80 com certeza foi uma época de muitas mudanças e experimentações musicais. Um fruto dessas mudanças foi o nascimento e ascensão do post hardcore, um mix de intensidade, qualidade e melodia. Nesse tão importante e consumido estilo, o Jawbox é um nome de referência e indiscutível, com um background firmado dentro da própria cena hardcore.

A cena de Washington D.C. sempre produziu clássicas bandas, como o Government Issue onde tocava J. Robbins, baixista dessa notória banda. Com o fim da lendária banda, Robbins decide formar um novo projeto musical com outra proposta, e no ano de 1989 nasce o Jawbox, juntamente com Zach Barocas, Kim Coletta e Adam Wade.

A banda logo entra em estúdio e grava um EP com nome da banda em 1990. O conteúdo dessa gravação chama atenção e abre espaço para o primeiro álbum completo dos caras, que saiu em maio de 1991 com nome “Grippe”, lançado pela Dischord Records.

Quarentena Musical – Dia 123 e 124 – Jawbox – Grippe / Novelty

Em “Grippe” temos uma banda que demonstra uma maturidade enorme para um disco de estreia. O disco tem uma atmosfera muito bem construída, melodias marcantes e composições muito inspiradas, com muitas faixas se tornando muito queridas pelos fãs. Alguns exemplos são “Impossible Figure”, “Tools And Chrome”, “Grip” e “Consolation Prize”. Além das já citadas, “Freezerburn”, “Paint Out The Light” e a versão de “Something Must Break”, original do Joy Division.

No ano seguinte, a banda lança a sequência do seu primeiro álbum, chamado “Novelty” também pela Dischord Records, e com o álbum se consolida como um dos principais nomes da gravadora americana.

https://open.spotify.com/album/7jHIZMbjVUpn0OlihUbFsU

O que era ótimo fica ainda mais bacana em “Novelty”, segundo álbum completo Jawbox. Com um trabalho instrumental ainda mais caprichado e elaborado com duas guitarras, o álbum é um prato cheio para ser ouvido em sua totalidade e ganha status de clássico com todos os méritos. Os alicerces do post hardcore estão mais fortes do que nunca e são expandidos, com muitos momentos da banda flertando com o emo e o rock alternativo.

A sequência inicial do disco com “Cutoff”, “Tracking” e “Dreamless” é uma das mais mais impactantes da história da banda e merece uma atenção especial, principalmente pelo capricho com os arranjos e vocais, muito bem casados e intensos. E se engana que “Novelty” é um disco sem atitude, muito pelo contrário; aqui temos um álbum espinhoso e recheado com mensagens de reflexão cotidiana, como em “Static” e “Spit-Bite”. Outros destaques vão para “Channel 3”, “Spiral Fix”, “Chump” e “Ones & Zeroes”.

Tanto em “Grippe” quanto em “Novelty” temos dois registros fundamentais da música alternativa que soam muito bem e são obras muito criativas, essenciais para todo fã do estilo.

Você pode ouvir esses discos nas principais plataformas digitais.

Voltamos logo para mais indicações! PMA! O que acharam das novidades da matéria Quarentena Musical – Dia 123 e 124 – Jawbox – Grippe / Novelty? Deixe seu comentário!

Avalie a matéria

Renan Rennxxx

Fã incondicional de quadrinhos dos anos 90 (maior década), colecionador de quadrinhos, LPs e Straight Edge desde 1987. Gibis no acrílico, pizza e Anaheim Ducks são outras paixões. PMA sempre!

Siga-me no Twitter