Quarentena Musical – Dia 153 e 154 – Operation Ivy – Hectic / Energy
Quarentena Musical – Dia 153 e 154 – Operation Ivy – Hectic / Energy: Os reis do skacore, uma das bandas mais influenciais da Califórnia e uma grande referência de como uma banda pode ter uma sonoridade única e inconfundível. O Operation Ivy é sensacional e marcou uma era, mesmo com pouco tempo de existência deixou um legado imenso para a música alternativa e foi um dos grandes nomes a incrementar ainda mais a sonoridade hardcore e punk.
A banda foi formada em 1987 na cidade de Berkeley, Califórnia e durou até 1989. Com uma idéia sensacional que era misturar o ska com o hardcore e o punk rock, os caras tinham uma ousadia notável em seu som e o resultado disso foi toda uma geração na década seguinte levando essa idéia para frente e até a evoluindo com muita propriedade.
É claro que o Operation Ivy foi o responsável por lançar dois grandes nomes da música como Tim Armstrong e Matt Freeman (Rancid) mas o fato é que eles vão muito além disso. Realmente os caras faziam um som que empolgava e divertia muito, cativando os ouvidos em poucos instantes.
A estréia deles aconteceu com o EP ˜Hectic˜, um dos primeiros registros da gravadora Lookout! Records lançado em janeiro de 1988 originalmente com 6 faixas matadoras em pouco menos de 11 minutos de duração. Evidentemente, o disco soa bem rápido, rústico e extremamente animado.
Com uma boa variação entre faixas mais retas e outras com skas muito bem criados, o EP é bem diverso e bacana de ser ouvido. Alguns destaques vão para “Here We Go Again” , “Yellin’ In My Ear” e “Healthy Body” que são ótimos skas e “Junkie’s Runnin’ Dry” representando o lado mais hardcore punk mais rústico da banda.
E então no ano de 1989 o primeiro disco completo da banda é lançado com o nome de “Energy” também pela Lookout! Records. Aqui basicamente tudo que existiu no primeiro EP da banda foi colocado e ampliado de alguma forma. Com certeza “Energy” é um dos álbuns mais importantes da gravadora norte americana.
Com 19 faixas e praticamente 37 minutos aqui tudo se tornou um pouco mais ampliado e consequentemente temos mais ótimas composições, como a clássica “Knowledge” que teve uma cover feita pelo Millencolin e Green Day. Outras faixas dessa pérola do skacore são “Sound System”, “Take Warning”, Bombshell, “Unity”, “Vulnerability”, “Bankshot”, “One Of Those Days”, “Gonna Find You”, “Bad Town”, “Smiling”, “Caution”, “Freeze Up”, “Artificial Life”, “Big City” e “Missionary”; realmente um registro do mais alto nível e com ótimas faixas que alternam entre estilos com muita naturalidade e qualidade.
É imensurável a importância do Operation Ivy na música e o grande positivo de tudo isso é poder ouvir sua álbuns e soarem inteligentes e bem estruturados, totalmente recomendado para fãs do próprio Rancid e demais bandas que transitam entre os dois ritmos.
Você pode ouvir esse disco nas principais plataformas digitais (em forma de álbum discografia).
O que acharam das novidades da matéria Quarentena Musical – Dia 153 e 154 – Operation Ivy – Hectic / Energy? Deixe seu comentário!
E amanhã mais uma banda e uma indicação. PMA!