Quarentena Musical – Dia 88 – Dag Nasty – Can I Say

Quarentena Musical – Dia 88 – Dag Nasty – Can I Say: Todo fã de hardcore que procura as bandas ditas “essenciais” para serem ouvidas vai esbarrar no nome Dag Nasty, uma das bandas mais icônicas, influenciais e geniais que existem dentro do mundo do hardcore punk. Uma banda que mudou paradigmas e que foi base para toda uma nova geração de bandas que surgiriam com protagonismo na cena nos anos seguintes.

A banda foi formada em 1985 por Brian Baker (Minor Threat e futuramente Bad Religion), Colin Sears, Roger Marbury (ambos da banda Bloody Mannequin Orchestra) e Shawn Brown (que futuramente seria o vocalista da clássica banda Swiz). A proposta da banda era tocar um hardcore menos agressivo que as bandas da época normalmente tocavam, com fortes influências no hardcore melódico de bandas como Descendents e do divisor de águas “Subject To Change” da banda Faith. Essa mistura de conceitos musicais deu a banda uma musicalidade excepcional que logo a colocou como uma das principais bandas da época.

Seu debut foi lançado em 1986 pela Dischord Records e chamado de “Can I Say”, disco produzido por Ian MacKaye (Minor Threat/Fugazi) e é um dos maiores clássicos do hardcore punk de todos os tempos. Para gravar o disco, a posição de vocal foi alterada, saindo Shawn Brown e entrando no seu lugar Dave Smalley (DYS, ALL, Down By Law), uma das melhores vozes do mundo do rock que caiu como uma luva para o disco estréia da banda.

Quarentena Musical – Dia 88 – Dag Nasty – Can I Say

Não há muito o que dizer desse disco a não ser condecorá-lo como uma obra definitiva do hardcore. “Can I Say” é um disco que merece ser ouvido por todos os fãs de boa música sem distinção. Um disco que para muitos é o melhor álbum da gravadora Dischord, uma gravadora que registrou uma boa parte dos maiores clássicos do estilo. Uma obra completa, atemporal e imperdível. Um disco que até hoje causa grande impacto e que vai muito além dos subgêneros do hardcore, é um disco que agrada a todos os fãs do estilo.

São destaques do disco todas as suas faixas que definem muito bem um disco nota 10 do começo ao fim. Músicas como “Values Here”, “One to Two”, “Circles”, “Under Your Influence”, “Can I Say”, “I’ve Heard” e “Never Go Back” são exemplos de hinos de uma obra que tem um coração muito grande, que vai além do agressivo pelo agressivo ou pelo melódico clichê e de fácil digestão. O genial “Can I Say” é uma experiência que define o equilíbrio perfeito em um disco como nunca foi jamais feito.

Se você não conhece essa obra, gostaria de te dizer que seguramente você nunca mais será o mesmo após ouvi-la e que esse disco abrirá portas para outras bandas e estilos que entornam o hardcore que ainda podem não encaixar nos seus ouvidos. Esse disco é especial e que deve estar na cabeceira de todos os fãs de rock no geral.

Você pode ouvir esse disco nas principais plataformas digitais.

Mais uma semana musical por vir, e nos veremos nela pessoal! PMA! O que acharam das novidades da matéria Quarentena Musical – Dia 88 – Dag Nasty – Can I Say? Deixe seu comentário!

Avalie a matéria

Renan Rennxxx

Fã incondicional de quadrinhos dos anos 90 (maior década), colecionador de quadrinhos, LPs e Straight Edge desde 1987. Gibis no acrílico, pizza e Anaheim Ducks são outras paixões. PMA sempre!

Siga-me no Twitter