Quarentena Musical – Dia 89 – Saccharine Trust – Paganicons
Quarentena Musical – Dia 89 – Saccharine Trust – Paganicons: Uma das perguntas mais ambiciosas que existe no mundo da música é referente aos limites dela. Durante décadas e décadas a música foi sendo trabalhada e seus limites expandidos constantemente, criando novos ritmos e novas sensações. O mundo alternativo da música é repleto de bandas que, em suas tentativas de “fazer o que ninguém havia feito” de maneira mais livre e descompromissada, inspiraram e geraram novas tendências. No hardcore não foi diferente, e uma dessas bandas que conseguiu ir além do comum e confortável foi o Saccharine Trust.
A banda formada em 1980 em Los Angeles na Califórnia queria ir além do punk rock que era já bem conhecido na época. Totalmente influenciados pela banda Minutemen que ousava muito em suas composições, a banda lança em 1981 seu debut chamado “Paganicons” pela gravadora SST, com diferentes formas de fazer rock e rotulado pela própria banda como “um projeto de arte conceitual”. Com o lançamento, a banda excursiona com Black Flag e Minutemen, se fortalecendo como um dos grandes nomes da gravadora de Greg Ginn.
E falar de “Paganicons” é um grande prazer. É um disco poético, plástico e muito forte nas suas letras e mensagens. Um disco complexo em sua totalidade, uma forma ousada de se fazer música. Fica difícil rotular o debut do Saccharine Trust pois ele vai muito além do punk rock ou do hardcore punk; é realmente um disco que até hoje soa único.
Nas suas 8 músicas tocadas em pouco mais de 17 minutos temos um disco incômodo. “Paganicons” não é um disco que soa positivo, mas soa muito real. Músicas como “I Have…”, “Community Lie”, “Effort To Waste”, “I Am Right”, “We Don’t Need Freedom”, “Success and Failure”, “A Human Certainty” vão entrar na sua cabeça e fazer um estrago musical. Com uma instrumental muito trabalhada e vocais muito expressivos, o curto porém intenso disco é muito sincero e transparente. Um disco que foi um dos favoritos de Kurt Cobain e que bandas como Sonic Youth se utilizaram como grande fonte de inspiração.
O Saccharine Trust após “Paganicons” ainda teve uma discografia ainda mais densa e alternativa, alternando jazz em seu rock “torto” e construíram uma carreira muito distinta, sendo considerada pela própria banda a “ovelha negra” da gravadora SST.
Você pode ouvir esse clássico nas principais plataformas digitais.
Amanhã voltamos com mais uma recomendação super bacana! PMA! O que acharam das novidades da matéria Quarentena Musical – Dia 89 – Saccharine Trust – Paganicons? Deixe seu comentário!