Quarentena Musical – Dia 99 – Scream – Fumble

Quarentena Musical – Dia 99 – Scream – Fumble: O Scream é uma das bandas mais importantes do hardcore norte americano. O clássico grupo surgiu nos primeiros anos do hardcore punk, em 1981, na região suburbana de Bailey’s Crossroads em Northern Virginia, se tornando um dos principais nomes da música alternativa de Washington D.C. e que mais tiveram vida longa em sua geração.

Na sua curta porém notável discografia percebemos uma série de momentos nos quais a banda se reinventou e inovou nas suas ótimas composições partindo de um hardcore mais reto e simples para um momento mais post hardcore, com influência de coisas muito além do que estavam ali na zona de conforto. Tudo isso se deve aos músicos que participaram dessa metamorfose que o grupo se propunha a passar, como por exemplo a notável participação de Dave Grohl, baterista que tocou com os caras antes do Nirvana.

Com a presença de Grohl, a banda grava dois discos: “No More Censorship” em 1988 e “Fumble”, gravado em 1989 mas apenas lançado em 1993 pela gravadora Dischord. Com certeza, é um dos discos mais interessantes dos caras e uma pérola da gravadora que funciona como poucos discos poderiam funcionar.

Quarentena Musical – Dia 99 – Scream – Fumble

Em “Fumble” o Scream registra o seu último disco de músicas inéditas de uma maneira magnífica. Com 10 faixas, totalizando quase 40 minutos de duração, o disco é maduro e mistura elementos de post hardcore com muitos momentos de bandas clássicas do hardcore punk, soando como um “proto-grunge”. A obra prima “Fumble” é diferente de tudo que era feito na época e soa como um disco inteligente e poderoso, totalmente imperdível para fãs de rock em geral.

Nessa obra fica claro o talento de Dave Grohl (Nirvana / Foo Fighters) que registra uma baita pegada na batera, tocando muito e até cantando na faixa “Gods Look Down”, um dos pontos altos do álbum. Além da ótima faixa, a banda manda muito bem em “Caffeine Dream”, “Sunmaker”, “Land Torn Down”, Mardi Gras”, “Dying Days” e “Rain”, músicas que merecem serem ouvidos com bastante atenção e que vão melhorando mais e mais a cada ouvida.

O incrível “Fumble” é um álbum diferente e que merece toda a atenção possível; não desapontando em nenhum momento. É um registro de uma época muito criativa, onde as bandas estavam ousando muito e com toda a liberdade musical criando verdadeiras obras definitivas que serão ouvidas por muito tempo ainda com relevância e soando atuais.

Você pode ouvir esse disco nas principais plataformas digitais.

E amanhã, 100 motivos para não perder essa coluna! PMA! O que acharam das novidades da matéria Quarentena Musical – Dia 99 – Scream – Fumble? Deixe seu comentário!

Avalie a matéria

Renan Rennxxx

Fã incondicional de quadrinhos dos anos 90 (maior década), colecionador de quadrinhos, LPs e Straight Edge desde 1987. Gibis no acrílico, pizza e Anaheim Ducks são outras paixões. PMA sempre!

Siga-me no Twitter