Review de Gibi Velho – Super-Homem contra Homem-Aranha
Review de Gibi Velho – Super-Homem contra Homem-Aranha: Olá, amigos do Popsfera! Voltando com a coluna “Review de Gibi Velho” (veja a primeira matéria desta coluna clicando aqui), dessa vez com um gibi REALMENTE velho: Super-Homem contra Homem-Aranha! Gibi de tempos mais inocentes, onde os nomes poderiam ser traduzidos e não havia tanta preocupação com o reconhecimento da marca. Por isso o Super-HOMEM, não Superman como é hoje em dia.
Gibi em formatinho, lançado em 86 por aqui (em 76 a edição original), pela Editora Abril. Novamente, tempos mais inocentes, a gente lia o gibizinho e se divertia um monte, não se importava se havia cortes de páginas, redimensionamento de quadros, se a editora juntava 2 histórias e fazia uma só… e quando acabava, lia de novo. Pois era o que tinha, nada de Playstation, Internet ou até TV a cabo. Mas vamos parar com a conversa de velho e voltemos ao gibi.
Temos aqui o primeiro grande encontro entre Marvel e DC. No livro “Pancadaria – Por Dentro do Épico Conflito Marvel vs. DC” (recomendo a leitura, é um bom livro) temos mais detalhes da produção desse encontro. Alguns destaques:
- Stan Lee ficou receoso de aprovar o encontro, com medo de ajudar a alavancar as vendas da DC, uma vez que a revista Amazing Spider-Man era a mais vendida da Marvel na época.
- Foi convencido por Roy Thomas, que disse que colocar o Aranha junto ao Super, iria elevar o personagem (uma vez que na época o Super era um dos três personagens mais conhecidos mundialmente. Os outros eram Sherlock Holmes e Tarzan).
- A DC indicou Gerry Conway como escritor, pois ele já havia escrito os dois personagens. A mesma coisa do lado da Marvel, indicando Ross Andru, por ter desenhado ambos.
- Tudo na edição tinha que ser equilibrado. Incluindo aparições de personagens e imagens de página inteira. Nem os universos dos heróis foram utilizados, a história acontece como se os ambos personagens existissem no mesmo universo, sabendo da existência um do outro, mas nunca haviam se encontrado.
- Devido ao vai e vem das aprovações entre Marvel e DC, a revista levou 7 meses para ficar pronta. E custava absurdos 2 dólares, cerca de 8 vezes o valor de uma revista regular da época (lembrem-se, estamos falando de um lançamento de 1976).
E a história em si? Bom, ela é bem simples. Primeiro o Super prende Lex Luthor, que antes de ser derrotado consegue roubar um equipamento dos Laboratórios Delta. Depois temos a parte do Aranha, que derrota o Dr. Octopus. Coincidentemente os dois vão para a mesma prisão e são colocados em celas lado a lado.
Eles decidem se unir e fogem. Em uma feira de tecnologia, os elencos de apoio acabam se encontrando (J. J. Jameson, Robbie Robertson, Mary Jane e Peter Parker pela Marvel e Morgan Edge, Lois Lane – aqui chamada de Miriam, coisa da época da Ebal creio eu, não me perguntem – e Clark Kent pela DC). Aqui o único destaque é o JJ, não temos muita ação, até que um Super-Homem (falso) aparece e caputra Lois e MJ. É a deixa para Peter e Clark assumirem as suas identidades secretas e o momento do grande encontro.
Luthor lança um raio que simula um sol vermelho no Aranha para deixar as coisas mais equilibradas. A luta é rápida e os dois decidem unir forças para frustrar os planos da dupla de vilões e salvar MJ e Lois. No final, tudo dá certo, os vilões são derrotados o gibi termina com os casais Peter e MJ e Lois e Clark indo jantar por conta dos patrões.
Gibizinho simpático, nenhuma leitura de outro mundo. Mais que o encontro, que tem sua importância histórica e tudo o mais.
Infelizmente esse gibi foi republicado apenas uma vez aqui no Brasil, pela mesma Abril, em 1989, numa coleçãozinha juntamente com Super x Aranha II, Batman x Hulk e X-Men x Novos Titãs (essa última também saiu em Grandes Heróis Marvel 09 – 1ª edição).
Espero que tenham gostado. Esse Review de Gibi Velho fica por aqui, até a próxima, amigos! O que acharam das novidades da matéria Review de Gibi Velho – Super-Homem contra Homem-Aranha? Deixe seu comentário!
Você precisa fazer login para comentar.