RUMO A VINGADORES ULTIMATO – O ALBUM DE FIGURINHAS
Está chegando a hora, amigos. Em menos de uma semana, chega o maior filme de todos os tempos, o final de uma mega-saga que se estendeu por 10 anos e mais de 20 filmes, marcando gerações e transformando a Marvel na potência que ela é hoje.
Para comemorar esse marco histórico, a editora Panini, detentora dos direitos de publicação dos heróis da Marvel no Brasil, lançou o Álbum de Figurinhas RUMO A AVENGERS ENDGAME, trazendo cromos e cards metalizados especiais do filme, além de apresentar o “melhor de Avengers Infinity War”.
Nos últimos tempos, os direitos para publicação de álbuns de figurinha no Brasil estavam com a EDITORA ABRIL, que nos proporcionou lançamentos de qualidade duvidosa, como os álbuns de Thor Ragnarok, Guardiões da Galáxia e de Vingadores – Guerra Infinita.
No resto do mundo, porém, os direitos pertenciam a Panini, que lançou na época de Guerra Infinita um álbum de figurinhas para o mercado europeu que era uma verdadeira obra de arte. Chamado de ROAD TO INFINITY WAR, o álbum trazia o “melhor do MCU” e nas últimas páginas trazia as imagens promocionais de Guerra Infinita, além de uma coleção incrível de cards metalizados, com imagens dos personagens envolvidos, como Thanos e a Ordem Negra, além dos Vingadores.
Como em time que está ganhando não se mexe, a Panini manteve exatamente a mesma estrutura para o lançamento do álbum de ULTIMATO. Com a falência da Editora Abril, os direitos no Brasil também voltaram para a Panini, que lançou por aqui o mesmo álbum do mercado europeu, mas desta vez dedicado ao novo filme.
O álbum, na realidade, é mais de Guerra Infinita do que de Ultimato. Como essas edições sempre são lançados antes do filme chegar aos cinemas, as editoras possuem material limitado para trabalhar, e lançam imagens promocionais, que são distribuídas pela Marvel com uma certa antecedência. Como Guerra Infinita já foi lançado há quase um ano, a Panini pode trabalhar com mais liberdade, e trouxe cromos contando a estória do filme do início ao fim, deixando apenas as últimas páginas do álbum para divulgar as imagens promocionais de ULTIMATO, com páginas dedicadas aos personagens principais e algumas imagens já divulgadas nos primeiros trailers.
A joia da coroa desse lançamento foram mesmo os cards, estes todos dedicados somente ao ULTIMATO, com imagens metalizadas do Capitão America, Homem de Ferro, Thor, Viuva Negra, Ronin, Hulk, Homem Formiga, Capitã Marvel, Máquina de Combate, Rocket e Nebula, além claro, do maior vilão da Marvel, o implacável THANOS.
O acabamento dos cards é MUITO bem feito, com efeitos metalizados, e junto com o álbum a Panini incluiu uma caixinha personalizada para guardar os cards, valorizando imensamente a coleção.
O ponto negativo é que, faltando uma semana para o lançamento do filme, a Panini distribuiu o álbum e as figurinhas nas bancas SEM FAZER A MENOR DIVULGAÇÃO, mostrando o total desrespeito e desleixo que já vem dedicando a um certo tempo aos seus consumidores, contando talvez que o produto se venda “sozinho”, simplesmente por trazer a marca “Avengers” na capa.
A Panini optou por não divulgar no Facebook ou em qualquer rede social, e o descaso foi tanto que nem no site OFICIAL da editora existia menção ao lançamento, nem mesmo para comprar os cromos faltantes, como é de praxe nesse tipo de publicação.
Não que seja de se espantar, depois dos incontáveis erros de tradução e revisão que a editora vem trazendo nas suas revistas, tanto Marvel quanto DC, chegando ao ponto do próprio Neil Gaiman ter vindo a público reclamar dos problemas com a edição definitiva de Sandman (em um processo que foi iniciado pelo nosso amigo Mauricio Dantas e ficou conhecido como #sandmangate, e que exploraremos a fundo em um futuro próximo).
Porém, independente do problema de divulgação da própria editora – que parece não estar interessada em ganhar dinheiro – é importante ressaltar que o álbum está realmente MUITO BEM FEITO, e os cards são uma novidade muito bem-vinda para os colecionadores.
Esperamos que a Panini mantenha a qualidade apresentada neste álbum e que, depois do lançamento de ENDGAME, possa nos proporcionar também o lançamento de um álbum com mais detalhes sobre o filme, quem sabe até mesmo uma edição especial com O MELHOR DO MCU.
Afinal, sonhar não custa nada, não é mesmo?