Scooby – O Hanna-barberaverso chega ao séc 21
Scooby – O Hanna-barberaverso chega ao séc 21: Quando vi o primeiro trailer de Scooby!, a primeira impressão que tive é de que a animação aparentava ser muito mais do que mostrava. E conforme os novos trailers eram apresentados como parte da divulgação de marketing, realmente se mostrou muito mais ambicioso do que apenas levar Scooby-Doo e sua turma para os cinemas.
Aliás, só o fato de uma animação de Scooby-Doo nunca ter ido aos cinemas já torna este fato um verdadeiro pecado. Mas voltando ao assunto, quando os últimos trailers mostraram Falcão Azul, Bionicão e Dee Dee Skyes, deram a certeza no meu coração de que a Warner realmente faria um bem a esta geração e apresentaria os incríveis personagens da Hanna-Barbera num complexo e engendrado universo compartilhado, tal qual a Marvel Studios fez.
E tem melhor meio de fazer isso do que utilizar o filho mais bem tratado das criações da Hanna-Barbera como fio condutor de uma trama com consequências muito maiores? E arrisco dizer que Scooby! realmente atende a todas as expectativas geradas. Quem for assistir e esperar uma narrativa complexa mostra desconhecer a turma da Máquina do Mistério. Scooby-Doo e sua turma refletem uma era de inocência que deve ser preservada para que as crianças possam ter a oportunidade de crescer com estes incríveis e apaixonantes personagens.
Pode parecer um texto romântico da minha parte, mas lhe afirmo prezado leitor que é mesmo, pois cresci assistindo Scooby-Doo, Os Impossíveis, Formiga Atômica, Capitão Caverna, Os Flintstones, Os Jetsons, dentre outros, e a nostalgia bate forte no momento que lhes escrevo estas palavras. Ver esses personagens remodelados visualmente, mas com a mesma alma para o século 21 é uma experiência que esperava passar para meu filho.
Sobre a trama da animação, se você espera uma narrativa complexa, com um pano de fundo sombrio e piadas inteligentes ala Doctor Who, sinto lhe dizer que este filme não é para você. Mas se quiser desligar o cérebro e se divertir com piadas bobas, tramas descomplicadas e até simplórias, com muitas referências, embaladas numa animação visualmente perfeita, Scooby! é sua pedida perfeita. A história além de mostrar o início da amizade de Scooby e Salsicha, apresenta os integrantes da turma da Máquina Mistério que todos conhecemos – Fred, Daphne e Velma. E conta com um vilão sem escrúpulos, Dick Vigarista (o vilão do desenho Corrida Maluca que a TV Manchete exibia em suas tardes), que está atrás do tesouro de Alexandre – O Grande e precisará raptar Scooby para conseguir alcançar o seu objetivo.
Quanto mais se sabe sobre os desenhos animados clássicos da Hanna-Barbera, melhor Scooby! se torna, principalmente porque é essencialmente um filme de universo compartilhado. Os novos espectadores que não conhecem os personagens entenderão o suficiente sobre essas versões reinventadas e contemporâneas de Falcão Azul, Dinamite (aqui no Brasil amplamente conhecido como Bionicão – o cão maravilha), Dick Vigarista e Dee Dee Skyes para apreciar a trama, que não é exatamente uma mitologia complexa – mas quanto maior o conhecimento desses antigos desenhos, mais referencias irá perceber.
O destaque entre os personagens da Hanna-Barbera no filme é de longe o super-herói Falcão Azul de Mark Wahlberg, que mesmo parecendo incrivelmente confiante precisa amadurecer para despertar o super-herói que há dentro dele. Nos divertimos com as besteiras cometidas pelo personagem e até momentos embaraçosos, mas também ficamos a todo momento torcendo e esperando o “grande momento” de despertar do personagem e vê-lo mostrar o melhor de si. E o que dizer do antagonista da trama? Jason Isaacs claramente se divertindo como Dick Vigarista. O vilão perfeito para o despertar do Hanna-barberaverso.
Do quinteto principal da Mystery Inc., Fred – dublado por Zac Efron – é o personagem que mais foi aprimorado. Ele tem um pouco mais de personalidade e é menos tímido do que algumas encarnações passadas, sendo o líder, mas que detém sua cota de trapalhadas. Velma (Gina Rodriguez) e Daphne (Amanda Seyfried) não tem tanto tempo de tela, mas se mostram as mesmas de sempre, quase que sem mudanças sendo a primeira o cérebro e inteligente e a segunda, o elo afetivo do time. Tem um momento que eu considero perfeito e a síntese do que a Scooby-doo simboliza: Fred – o líder forte, Daphne – o coração, Velma – o intelecto e Scooby e Salsicha – a alma da equipe.
Como equipe de dubladores, Scooby! é recheado de astros competentes, como Will Forte fazendo a voz do Salsicha e Frank Welker fazendo as falas de Scooby, que embora esteja bem “falante” não atrapalha nem um pouco a história. Além dos ótimos Ken Jeong e Kiersey Clemons vivendo respectivamente Dinamite e Dee Dee Skyes. Nota 10 para os atores que desempenharam de maneira fantásticas os personagens.
A animação é recheada de bons momentos, e muita ação. A ação é abundante, com muitos acessórios de ficção científica aparecendo na tela, seja no Foguete do Dick Vigarista que aparenta o carro que ele utiliza na Corrida Maluca, seja na base voadora do Falcão Azul. A animação em CG do filme mantém os traços reconhecíveis dos personagens icônicos de Scooby-Doo sem fazê-los parecer superficiais.
Como veredicto eu diria que o filme tem muito coração. A temática que permeia durante todo o filme é de que a amizade é o grande elo mantenedor de paz e que pode resolver qualquer problema. E não tem como não amar um filme que trabalha tão bem a amizade de um humano com seu cão. Scooby! se mostra uma atração divertida que prende o telespectador com elementos divertidos e boas tiradas e é a distração perfeita para as crianças. Super recomendado pelo Popsfera.
E não poderia deixar de fazer elogios aos créditos no final do filme, que a equipe utiliza para inserir muitos outros personagens da Hanna-Barbera neste universo cinematográfico. Ficaram perfeitos, nos fazendo torcer para que a empreitada seja um sucesso e gere muitos spin-offs. Infelizmente Scooby! não chegou aos cinemas por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus, e seu sucesso hoje deriva de ir bem nos streamings. Fica nossa torcida para que a Warner continue expandindo este universo, porque claramente tem espaços para uma animação do Capitão Caverna, Força Falcão Azul, Jonny Quest, Jetsons e muito mais.