Simba & Mufasa – o ciclo da vida e o dia dos pais

Simba & Mufasa – o ciclo da vida e o dia dos pais: Há alguns meses atrás eu perdi um bom amigo. De forma subita. Coisas da vida, que ninguem consegue compreender ao certo o porquê. Esse bom amigo deixou filhos, filhos estes amigos dos meus.

Simba & Mufasa - o ciclo da vida e o dia dos pais

Com a morte vieram perguntas da minha criança mais velha. Perguntas dificeis de responder. Principalmente agora no dia dos pais. “Por que Deus leva um pai?” “Como será o dia dos pais sem um pai?”

Não tenho e nem consigo dar essas respostas. Até tento, mas nenhuma satisfaz (nem a mim mesmo). Perder alguem jovem e com filhos pequenos é algo que pessoalmente é muito dificil para eu entender, quanto mais para uma criança.

Bom, chegou a semana do dia dos pais. A escola dos meus filhos levou os alunos, junto com os pais, para uma sessão de cinema. O filme escolhido não poderia ter sido melhor: O Rei Leão.

Pessoalmente tenho sido avesso a essas versões live action da Disney, vejo mais como “caça-níqueis” do que outra coisa, baseados em sucessos já consagrados, em busca do lucro certo, sem trazer geralmente nada de original.

Mas esse era o filme certo na hora certa. Esse era o filme que eu e minha mais velha precisávamos ver.

Rei Leão é um filme sobre pais e filhos, sobre legado, sobre responsabilidades, sobre ciclos. Mas, mais do que isso, é um filme que ensina, de forma lúdica, que nós ,pais, não estaremos sempre aqui para nossos filhos. E que, apesar disso, nossos ensinamentos, nossos conselhos, nosso momentos de carinho e atenção ficarão eternamente com eles.

Simba & Mufasa - o ciclo da vida e o dia dos pais

A nossa forma fisica, assim como a do Mufasa, pode, a qualquer momento, partir. Mas aquilo que deixamos, aquilo que vivemos e construimos juntos com nossas crianças, viverão para sempre neles, e ajudarão a construir suas índoles, a trilhar seus caminhos em direção ao futuro, mesmo muito tempo depois que já tivermos ido.

Claro que minha pequena chorou na morte de Mufasa, lógico que deu bosa risadas depois com Timão e Pumba e ficou aliviada com o final feliz. Mas mais do que isso, após o filme conversamos e tracei com ela o paralelo entre o que Simba passou e o que acontece na vida real. No fim eu lhe perguntei:

– Então, meu bem, você entendeu o que aconteceu com o pai de Simba, né?

Simba & Mufasa - o ciclo da vida e o dia dos pais

Sem titubear ela me respondeu:

– Entendi, pai! Entendi que ele nunca deixou o Simba, mesmo depois que morreu.

E é isso, os pais até podem partir, mas nunca abandonam seus filhos, pois viverão para sempre em suas memorias e em seus atos.

Ps: maldito Fury, dessa vez você tinha razão, o filme até que é legal…

O que acharam das novidades da matéria Simba & Mufasa – o ciclo da vida e o dia dos pais? Deixe seu comentário!

Avalie a matéria

Pai Fader

Pai fader - Um homem de bem com a vida, cheio de espiritualidade, com uma visão holística sobre esse misterioso mundo pop

Siga-me no Twitter